O comércio eletrônico promete um ano que passa longe da crise. Essa, pelo menos, é a análise de alguns dos principais analistas e entidades ligadas ao mercado digital. Dados referentes ao contexto internacional dão conta de que as lojas virtuais movimentem, durante 2016, cerca de R$ 53 bilhões de dólares em todo o mundo. Em se tratando do Brasil, estima-se que haja um crescimento de 20% até o final do ano, como indica o relatório “Webshoppers”, divulgado semestralmente pela E-bit. O dado é reiterado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que estima, durante 2016, um faturamento de R$ 58,6 bilhões para o segmento.
E se você quer aproveitar as boas perspectivas do momento para aperfeiçoar e turbinar as vendas do seu e-commerce, é preciso estar ligado nas tendências apontadas por quem entende. E para te ajudar a entender o que o mercado espera, nós levantamos algumas dicas simples. Se ligue nelas e bons negócios!
É preciso ser mobile
Os smartphones e outros dispositivos móveis fazem parte da rotina das pessoas e passam boa parte do tempo à nossa mão, é impossível ignorá-los como ferramenta fundamental. O chamado mobile commerce deve crescer 42% em 2016. Não fique de fora dele.
Seu site já é responsivo?
E se a integração aos dispositivos móveis é palavra de ordem, outra condição é seu site ser responsivo. Ou seja, ele precisa ter como base um layout amigável e que proporcione ao usuário uma boa experiência de navegação nas diferentes plataformas, sejam elas o computador, o celular ou o tablet. Outro ponto importante é que sites com essas características também costumam ser melhor indexados pelo Google. (Veja também: Site responsivo é recomendado pelo Google >>)
Conteúdo e engajamento geram negócios
Investir em conteúdo de qualidade e buscar ser referência nos temas relacionados ao seu negócio, como já dissemos aqui, é uma preocupação que deve nortear sua estratégia de marketing digital. E um bom marketing de conteúdo é garantia de atração e fidelização de clientes. Além disso, o investimento em conteúdo surge como uma política importante para garantir o engajamento do público potencial com os seus canais nas redes sociais, que também são ferramentas indispensáveis. Nesse sentido, ganha força o conselho de associar um blog à sua loja virtual, com dicas e novidades sobre a empresa. (Veja também: O conteúdo garantindo bons resultados em SEO >>)
Ofereça um ambiente seguro e convidativo
Para que sua plataforma de vendas online se torne uma ferramenta efetiva de conversão de negócios, também é preciso que ela seja convidativa, oferecendo uma experiência de compra agradável, e, acima de tudo, confiável. Invista em selos de segurança e certificado digital. Isso vai deixar seu cliente mais à vontade para comprar, além de melhorar a indexação do seu site e sua credibilidade perante o mercado.
O marketplace é um bom caminho
Os chamados espaços virtuais de compra, comparados aos shoppings centers, estão crescendo e chamando a atenção de fornecedores e consumidores . A ideia de se integrar aos marketplaces é que grandes portais de e-commerce comercializem seus produtos, o que faz com que você possa figurar em grandes lojas virtuais, aparecendo para milhões de possíveis clientes.
No mais, invista em estratégia, bom atendimento e em conhecer o público
Por fim, é preciso levar em consideração que, como em qualquer outro negócio, você precisa investir em gestão, com ferramentas de análise e geração de métricas que permitam avaliar o desempenho do e-commerce e auxiliar os processos de tomada de decisão. Além disso, ofereça atendimento de qualidade, tenha bons prazos de entrega e invista em conhecer o perfil do seu público. Nesse sentido, o uso de ferramentas de Data Analytics, que permitem cruzar informações, identificar padrões de comportamento e até prever tendências de compra são indicadas por quem entende do comércio virtual para que você conquiste e fidelize o público.
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Redação: Beconn Produção de conteúdo