Você consegue se imaginar sem uma internet nos dias atuais? Cada vez mais nos tornamos dependente dessa ferramenta. Pense no seu computador de casa, do trabalho, no seu celular ou tablet, sem uma internet. Parace que você está amarrado. Ficam tão limitados, que as vezes perdem tanta utilidade, e ficam sem graça.
Pode ser que se você parar pra pensar melhor sobre isso, vai reparar que sua vida gira quase que completamente em torno da internet. Ela facilita sua comunicação com tudo e com todos e não pode ser mais ignorada.
Quando falamos da internet na vida profissional não é diferente. As pessoas podem pesquisar por nomes, endereços, produtos, serviços e diversas outras informações relevantes para seu negócio. Por isso é importante ter um bom site, pois é através dele que seu cliente poderá ter uma noção real do seu produto e/ou serviço, sua estrutura etc. Pense nele como uma apresentação da sua empresa, porque na verdade, ele é isso mesmo, só que com o diferencial de que vai atingir muito mais visitas que sua loja física.
Sabendo isso, já da pra ver a importância de se ter um site, mas vamos listar pra você mais alguns motivos de se ter um bom website.
1 - Divulgação constante
Lembre-se que um site fica no ar 24 horas por dia, 365 dias por ano. Isso significa que seu negócio fica aberto nesse período também. Isso da uma flexibilidade e liberdade do cliente pesquisar sobre seus produtos na hora que ele bem entender, como por exemplo num final de semana, ou de noite quando chega em casa do trabalho. Logicamente gera mais oportunidades de negócio.
2 - Retorno x Investimento
Se comparado com outros custos na cadeia produtiva de uma empresa, sejam eles logística, matérias-primas ou pessoal especializado, o nível de investimento em internet é considerado baixo. Além de atingir um público mais amplo, consegue focar diretamente no seu mercado alvo e transmitir a maior quantidade de informações possíveis.
3 - Apresente uma imagem profissional
Como já foi dito anteriormente, ter um site bem construído permite seu negócio ganhar mais credibilidade e conquistar mais clientes. Provavelmente, seus concorrentes já tem um site, por isso é importante se manter atualizado e mostrar seu diferencial para ficar na frente da concorrência.
4 - Venda seus produtos online
Dependendo do seu negócio, você também pode vender seus produtos online. E, em alguns casos, você pode vende-los, apenas online. Não precisará gastar com aluguel, luz e todos os outros custos inerentes às instalações físicas de uma loja.
5 - Marketing de relacionamento
Utilize seu site para gerar um relacionamento mais próximo com cliente. Através dele podem ser realizadas pesquisas de opinião, qualidade dos serviços, enquetes etc. Esta ferramenta é excelente para fazer prospecção de mercado dos seus produtos e serviços.
6 - Altere seu portfólio de produtos e serviços com mais agilidade
Através de um gerenciador de conteúdo você consegue alterar o conteúdo de um site ou uma loja virtual de forma rápida e dinâmica. Sempre que você precisar alterar preços, produtos, imagens, textos, entre outras informações, pode fazer facilmente. Sem contar que você poderá economizar o custo de impressão e distribuição de materiais impressos.
7 - Alcance novos mercados
As fronteiras de um mercado na internet são globais. O seu site tem o potencial de ser visto por tudo o mundo, mas logicamente ele deverá ser preparado para isso. Já pensou seu site ser visto por milhões de pessoas no mundo inteiro e poder fazer negócios internacionalmente de forma mais econômica?
8 - Crie parcerias
Encontrar parceiros comerciais definitivamente não é fácil. Para tanto, procure deixar claro que sua empresa está aberta para novas relações comerciais e você poderá criar parcerias nos mais diversos segmentos.
9 - Faça campanhas personalizadas
Através dos principais motores de pesquisa (google, bing, yahoo, etc.) poderá garantir visibilidade com a criação de uma estrategia de marketing digital adequada para seu negócio. Lembre-se que é importante estar bem posicionado nas buscas, para conseguir ser encontrado. Aparecer no momento certo para aquele usuário que está procurando por um serviço e/ou produto no seu segmento significa mais negócios.
10 - Recrute seus funcionários
Caso esteja a procura de profissionais para trabalhar na sua empresa ou até mesmo freelancers que possam contribuir com seus trabalhos, saiba que seu site poderá ter um formulário que lhe permitirá fazer um recrutamento adequado, filtrando os melhores perfis e currículos.
Enfim, ter um site é saber que você terá inúmeras possibilidades de ajudar seu negócio a crescer. Basta ter criatividade e trabalhar com seriedade e profissionalismo. Para tanto, é necessário que o site faça parte do planejamento de sua empresa, seja ela, pequena, média ou grande.
Bill Gates certa vez falou: 'Em poucos anos haverá 2 tipos de empresas, as que fazem negócios pela Internet e as que não fazem negócio algum!'
Pense nisso!
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