Muito se houve falar do papel que boas estratégias de marketing digital têm para a captação de clientes e o incremento das vendas de empresas dos mais diferentes segmentos, sejam elas focadas na venda direta ao consumidor ou no segmento B2B, em que se oferece produtos para outras empresas. E muitos empreendedores, quando ouvem falar em inbound marketing – uma das grandes apostas do momento em se tratando de marketing digital – SEO, Google e Facebook Ads, só para citar alguns exemplos, ficam com a sensação de que isso só serve para negócios com alto potencial de investimento. Pois saiba que não é bem assim que funciona a cartilha do marketing digital e que você pode estar perdendo tempo, se não apostar nessa importante ferramenta de vendas.
Tudo começa pela estratégia
Um ponto fundamental a considerar, para investir de vez na comunicação digital como ferramenta de vendas, é ter como ponto de partida uma estratégia focada e capaz de dar certo. E isso pressupõe, antes de mais nada, entender qual o potencial do seu negócio e quais ferramentas vão fazer com que ele atinja quem está no seu alvo. Isso é o que permite que seu esforço de marketing represente um investimento correto. Também é fundamental que a visão do marketing esteja aliada a do comercial. Assim, além de saber o que fazer e quais ferramentas usar, será possível definir metas e acompanhar resultados. Algo que está longe de ser uma prerrogativa dos grandes negócios e pode, perfeitamente, ser adequado ao tamanho e características da sua empresa.
Produza conteúdo relevante e acompanhe os resultados e negócios potenciais
Um dos pontos cruciais de qualquer política de presença digital é, sem dúvida, a produção de bom conteúdo. Isso vale para os diferentes canais digitais e ganha força se pensarmos no tão falado inbound marketing. A grande sacada é buscar ser uma referência, um espaço de produção e conhecimento em torno da sua área de atuação, contando, também, cases de sucesso que sejam atrativos para os clientes em potencial. A partir disso, é preciso investir no acompanhamento dos chamados leads,para entender em que estágio de envolvimento com sua empresa está cada um e atuar comercialmente numa abordagem que possa garantir o fechamento de negócios.
Aproveite o potencial dos diferentes canais
A opção pelas ferramentas certas, em meio a tantas possibilidades oferecidas pelo universo digital, é outro quesito que precisa ser muito bem pensado, quando da definição de sua estratégia de marketing digital. Estude os canais, escolha os que têm efetiva afinidade com o seu negócio e podem atingir comercialmente os seus possíveis clientes, aproveitando para envolver essa audiência. Dentre as diferentes opções surgem as mídias sociais, o e-mail marketing, os sites e blogs; apenas para citar algumas ferramentas digitais que têm apelo comercial.
Em se tratando das redes sociais, lembre sempre de que cada uma tem características específicas e podem ou não servir para a sua empresa e objetivo. Ter um blog, inclusive em se tratando de pequenos negócios, pode valer muito a pena, por potencializar a interação com o público, aumentando a proximidade e o perspectiva de compartilhamento do seu conteúdo por públicos que lhe interessam, de forma integrada aos perfis de redes sociais. E nesse caso, o site pode ser um canal mais focado nos seus produtos e serviços, trabalhando junto como blog e as mídias sociais para a efetivação de negócios.
Então, agora que você já sabe que um trabalho estratégico e alinhado com o perfil e o tamanho do seu negócio pode resultar numa comunicação digital eficiente, que tal topar o desafio de trabalhar o marketing digital como ferramenta para conquistar clientes e vender mais?
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Redação: Beconn Produção de conteúdo