Dizer que vivemos um tempo em que é impossível sua empresa estar de fora das plataformas digitais é lugar comum. A grande questão é que não basta ter um blog e figurar nas redes sociais, por exemplo. Esse é apenas o primeiro passo no desenvolvimento de uma política de comunicação digital eficiente. Hoje, vamos abordar e trazer algumas dicas sobre um conceito fundamental quando se trata de entender se você está acertando na presença digital da sua empresa. Trata-se do engajamento, algo sobre o que você certamente também já ouviu falar.
Muita gente pensa engajamento simplesmente a partir de parâmetros como número de seguidores e curtidas. Esse é um primeiro ponto fundamental a repensar. Apesar de esses serem indicativos importantes que precisam ser considerados, para falar efetivamente de engajamento, é preciso pensar em como a política que as marcas desenvolvem tem sido capaz de envolver o público que acompanha seus canais digitais.
É a partir desse relacionamento, como bem colocam os especialistas em marketing digital, que se percorre o caminho que vai fazer de um simples seguidor um lead, cliente e até mesmo um multiplicador da marca. Quando o público que se relaciona com seus canais virtuais assina sua newsletter, baixa um conteúdo que você está disponibilizando, comenta ou compartilha seus posts nas redes sociais e, principalmente, acaba procurando os produtos e serviços que você oferece, há bons indícios de que sua presença digital está sendo capaz de criar engajamento.
E para percorrer um caminho que garanta a conquista dessa tão almejada fidelidade, confira algumas dicas que separamos.
Tenha claro e pense no seu público: a importância de saber qual seu público-alvo e pensar nas melhores formas de se comunicar com ele acaba esquecida por muitas empresas. Essa é uma preocupação fundamental para conquistar engajamento. Saiba com quem está falando e esteja conectado ao que o seu público espera.
Invista na qualidade das suas plataformas: canais rápidos, responsivos, com layout e navegação fáceis e agradáveis contribuem para conquistar fidelidade. Hoje em dia, a adequação ao universo mobile também é condição. O mundo digital está definitivamente migrando para as mãos dos usuários. Também é preciso aproveitar o tão falado big data. Use os dados e a mensuração de resultados permitida pelas diferentes plataformas virtuais para gerar engajamento e melhorar o desempenho da sua marca junto aos seus públicos.
Invista na qualidade do seu conteúdo: produzir conteúdo que, além de alinhado com o que seus seguidores precisam, posicione sua empresa como uma autoridade para o seu mercado é outro fator fundamental. Traga conteúdos educativos, fale sobre assuntos interessantes, pesquise muito e tenha o cuidado escrever sem erros gramaticais e de informação. Isso vai inspirar a confiança necessária ao engajamento.
Promova conteúdo, integre canais e interaja: quando você produz bom conteúdo, ele também precisa ser bem aproveitado, para que se estimule o engajamento, ampliando, também, as perspectivas de público alcançado. Então, integre seus canais, trazendo os materiais do blog para as redes sociais e a newsletter, por exemplo. Outra questão a não esquecer é a importância de interagir com os seguidores. Convide-os a participar, responda os comentários. Enfim, esteja ligado e participe da interação que seus conteúdos geram.
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Redação: Beconn Produção de conteúdo